osanyin

Originário de Iraô, atualmente na Nigéria, não fazia parte dos 16 companheiros de Odùdùwa quando na chegada de Ifá. Patrono da vegetação rasteira, das folhas e de seus preparos, defensor da saúde, é a divindade das plantas medicinais e litúrgicas. Cada Orixá tem a sua folha, mas só Osanyin detém seus segredos. E sem as folhas e seus segredos não há axé, portanto sem ele nenhuma cerimônia é possível.
Ele vive na floresta em companhia de Aroni, por isto as conheitas das flores devem ser feitas com extremo cuidado, sempre em lugar selvagem, onde as plantas crescem livremente. Deve-se estar em estado de pureza para esta colheita, abstendo-se de relações sexuais pelo menos três dias precedentes, indo a floresta de madrugada sem dirigir a palavra a ninguém. Além disso deve se ter o cuidado de deixar no chão uma oferenda a Osanyin logo que se chegue ao local.
Osanyin usa uma cabaça chamada Igbá-Osanyin. Fuma e bebe mel e pinga.
Osanyin também é um feiticeiro, por isto é representado por um pássaro chamado Eleyê, que reside na sua cabaça. As proprietárias do pássaro do poder são as feiticeiras. Ele carega também sete lanças com um pássaro em cima da haste, o qual é seu mensageiro e voa para trazer-lhe notícias. Osanyin está extremamente ligado a Orunmilá, Senhor da Adivinhações. Estas relações, hoje cordiais e de franca colaboração, atravessaram no passado príodo de rivalidade. Algumas lendas refletem as lutas pela primzia e pelo prestígio. Conta uma delas como Osanyin virou escravo de Orunmilá (Ifá). Dizem que este último precisava de um escravo e mandou que o comprassem no mercado. Osayin estava lá e foi o comprado. Na hora de começar o trabalho, Osanyin percebeu que ía cortar a erva que curava a febre, a erva que curava as dores de cabeça e outra que supria as cólicas. "Na verdade, disse ele, não posso arrancar ervas tão necessárias". Orunmilá tomando conhecimento do fato, quis ver quais eram as ervas de tão grande valor. Convencido do valor de Osanyin decidiu que ele ficaria sempre ao seu lado durante as consultas.
As folhas de Osanyin veiculam o axé oculto, pois o verde é uma das qualidades do preto. As folhas e as plantas constituem a emanação direta do poder da terra fertilizada pela chuva. São como as escamas e as penas, que representam o procriado.
O sague das folhas é um dos axés mais poderosos, que traz em si o poder do que nasce e do que advém.OSANYIN existe em todas as folhas, por isso quando as queimam as matas ele fica revoltado com o ser humano, que destrói a força da natureza, que é a cura de todas as doenças que existem e que vão existir.
 

OSANYIN é um AWON ORIXA L’ODE, um dos ORISA de rua pois as folhas as plantas encontra-se em qualquer lugar. Ele traz consigo o simbolismo da liberdade assim como toda a flora. Patrono da vegetação, das folhas e de seus preparados. As folhas, nascidas das árvores, e as plantas constituem uma emanação direta do poder sobrenatural da terra fertilizada pela chuva que provem , como esse poder, a ação das folhas pode ser utilizada para diversos fins no aspecto geral.

Cada folha possui virtudes ou poderes mágicos que lhe são próprias e, misturadas a outras, formam,chás,enfuzões,banhos com propósitos medicinais ou mágicos, de grande importância nos cultos,ligados a natureza onde nada pode ser feito sem o uso das folhas de Osanyin. 

 

No culto das Yami as folhas,são como as escamas dos peixes e as penas dos pássaros, são e representam o procriado um elemento essencial para os humanos. Elas veiculam o “ejè dundun”, a força dos orixas. 

O sangue das folhas, que traz em si o poder do que nasce, do que vêm, abundantemente, é um dos axe mais poderosos. pois o primeiro ato que se faz quando deita uma pessoa para o santo è a sasanha,"a retirada do sangue negro das folhas.Eo ultimo dia de preceito dos iniciados è o ità.

Pois sem as folhas não se faz nada...

Osanyin possui o poder ao mesmo tempo benéfico e perigoso, a depender dos vários empregos das folhas pois existem folhas que possui veneno e folhas benéficas. Seu culto é mais ou menos secreto e, mesmo que não constitua uma sociedade secreta, seus ritos não são públicos e a maioria de seus adeptos são homens.  pois Osanyin não tem preferência por mulheres.

Até nestes tempos atuais não se sabe se osayn è do sexo Masculino ou feminino.Sabe-se que Osanyin, não gosta de ser dirigido como feminino.

 

Um pequeno pássaro que o representa. É o pássaro EYE.  Nos templos consagrados a Osanyin, na África, diz-se que este pássaro habita no Igba OSANYIN (a cabaça consagrada a OSANYIN) e que ele fala quando Osanyin é consultado. Este mesmo passaro èo que acompanha as Yami Xorongà.Outro que fala por Osanyin é Aroni,que aqui no Brasil chamam de saci perere.pois osayn nào fala ,para não contar seus segredos a ninguem.

Aroni è um anãozinho ,sem uma perna que fuma cachimbo.ele anda dentro de um redimuinho.

 

As folhas são divididas em quatro compartimentos, correspondentes aos quatro elementos, classificação idêntica a que se processa com os Odu {Destino}- os lementos naturais :água, ar, terra e fogo.

Assim, também, cumprem o papel de reforçar a essencia dos elementos, ou seja, as folhas ao veicularem seu axe, ativam aforça dos elementos ao qual os ORIXA corresponde a que o indivíduo que está ligado.

Temos assim: ewe afeefe trepadeiras (folhas do ar-vento), ewe inon folhas cujo sua essencia em demazia pode matar(folhas do fogo), ewe omi folhas que aguauicas(folhas da água) e ewe ile ou ewe igbo folhas nativas(folhas da terra e da floresta).

Outras classificações que temos em relações as folhas são: masculinas e femininas, calmantes (erô) ou excitantes (gun), diurnas e noturnas.

É um Òrìsà encantado, não viveu na forma humana. É filho direto de OLODUMARÈ, o Deus Supremo.

Ele vive no fundo da floresta e tem como companheiro, permanente, um anãozinho de uma perna só, que fuma um cachimbo feito com a casca do caracol, enfiado num TARYOKÓ, uma varinha de bambu, com suas folhas prediletas. Carrega um pássaro que voa por toda parte e pousa em sua cabeça, contado-lhe tudo que viu ou se alguém se aproxima.

Suas qualidades são:

AGUÉ

MOKOSSU

GAYAKU

ABENEGY

ARONY- Recebe uma saudação própria, diferente dos outros. Apesar de ser companheiro de ABENEGY, é mais terrível, fumando seu cachimbo faz mais bruxarias que os outros. Só come bicho de duas pernas.

Sua saudação:

- VÓLÀ VÓLÀ EWÉ, quer dizer : Dono de uma perna que come o dono de duas pernas.