xango
Xangô
Oxossi é considerado o Rei da nação de ketu, enquanto Xangô é considerado o rei de todo o povo. Deus do raio e do trovão, dono do fogo, foi um grande rei que unificou todo um povo. Foi ele quem criou o culto de Egungun, sendo ele o único Orixá que exerce poder sobre os mortos. Xangô é a roupa da morte, por este motivo não deve faltar nos Egbòs de Ikù e Egun, o vermelho que lhe pertence. Ao se manifestar nos Candomblés, não deve faltar em sua vestimenta uma espécie de saieta, com cores variadas e fortes, que representam as vestes dos Eguns. Xangô era forte, valente, destemido e justo. Era temido, e ao mesmo tempo adorado. Comportou se em algumas vezes como tirano, devido a sua ânsia de poder, chegando até mesmo a destronar seu próprio irmão, para satisfazer seu desejo. Filho de Yamasse( Torosi ) e de Oraniã, foi o regente mais poderoso do povo. Ele também tem uma ligação muito forte com as árvores e a natureza, vindo daí os objetos que ele mais aprecia, o pilão e a gamela, sendo que o pilão de Xangô deve ter duas bocas, que representa a livre passagem entre os mundos, sendo Xangô um ancestral( Egungun ). Da natureza, ele conseguiu profundos conhecimentos e poderes de feitiçaria, que somente eram usados quando necessários. Tem também uma forte ligação com Oxumaré, considerando ele como seu fiel escudeiro.
Xangô é cultuado no Brasil, sob 12( doze ) qualidades. Vale salientar , que muitos seguem cegamente as ditas qualidades de Xangô da Bahia , e não é bem assim por exemplo Airá é um outro Orixá que não se dá com Xangô , e não deve ser cultuado da mesma forma. As qualidades de Xangô são essas:
- Obá Afonjá - Àfonjá, o Bale (governante)da cidade de Ìlorin. Àfonjá era também Are-Ona-Kaka-n-fo, quer dizer líder do exército provincial do império. Àfonjá descendia, por parte de mãe, de uma das famílias reais de Oyo.
- Obá Kosso - Nesse momento , Xangô , casa-se com Obá e funda a cidade de Kosso, nos arredores de Oyò , tornando-se seu Rei.
- Obá Lubê - Nesse momento , Xangô , destrona seu irmão Dadà Ajakà , e assume o trono de Oyò . Época de grande espansão do império de Oyò .
- Obá Irù ou Barù - Nesse momento , Xangô chega ao apogeu do império, cria o culto de Egungun , grande expansão, é o senhor dos ráios e do fogo em todas as suas formas . Ele acaba por destroir a capital do Reino com os ráios numa crise de cólera, e depois arrependido , se suicida , adentrando na terra da mesma forma que Ogun.
- Obá Ajakà - Também entitulado Bayaniym," O pai me escolheu ", que faz referência a ele por ser o filho mais velho de Oraniã, e ter por direito que assumir o trono, irmão mais velho de Xangô.
- Obá Arainã - Personificação do fogo, o magma do centro da terra.
- Obá Aganjù - Ele representa tudo que é explosivo, que não tem controle, ele é a personificação dos Vulcões.
- Obá Orungã.
- Ogodô - Tio de Xangô, por parte materna, rege os trovões e as formações rochosas e pedreiras.
- Jakutà ou Djakutà - Esse Orixá, é a representação da justiça e da ira de Olorun, míticamente Xangô foi iniciado para este Orixá, é muito explosivo e justiceiro.
- Obá Oraniã
- Olookê - Orixá dono das montanha, em algumas lendas é um dos filho de Oraniã, foi casado com Yemanjá.
Os seis OBÀS da direita são :
- OBÀ ABI ODUN
- OBÀ YIRÈ
- OBÀ AROLU
- OBÀ TELÀ
- OBÀ OTOPI
- OBÀ KANKUNFÒ
Os seis OBÀS da esquerda são :
- OBÀ ONOXOKUN
- OBÀ ARESSA
- OBÀ ELERIN
- OBÀ ONIKOIN
- OBÀ OLUBON
- OBÀ XORUN
ORÌKÌ SÒNGÓ
Sòngó olukoso
Baalé ori Oya.
Má báa mi já.
N’o sí nínu wón.
A bitamóra bí ahere,
Ó bonibode se pínpin n’pin
Má fi osé re na mi.
N’ò sí nínu won, ba mi Segun awon ota mi.
Sòngó o bóniyan j’iyan igángán pomo ré síloro,
Aní séré Ogun léiinjú
A kógboona - kálúú.
Má ba mi já .
N’o sí nímú won. Omó oworan ti won ku lose,
A bi gbogbo ara wa sígásígá.
Sòngó a fà wón ya bi agbádo oojó.
O gbóná ó ju na ló.
TRADUÇÃO
Xangô é o deus que não se enforcou.
Homem, marido de Oyá.
Não brigue comigo!
Não faço parte deles!
Aquele cujo guarda-roupas é grande
Como uma casa de fazenda.
Ele que divide os impostos com quem os recolhe.
Não faço parte deles!
Ajude-me a vencer os meus inimigos.
Xangô que come o inhame espinhoso com quem o preparou
E deixou seu filho sem proteção.
Que tem olhar de guerreiro.
Ele causa problemas na cidade.
Não brigue comigo!
Eu não faço parte deles.
Homem forte que espanta a morte com o seu machado.
Xangô com o corpo todo trêmulo.
Xangô que rasga como quem abre a palha do milho fresco.
Ele é quente. Muito mais quente que o fogo.