xango

31/05/2011 00:25

Xangô

Oxossi é considerado o Rei da nação de ketu, enquanto  Xangô é considerado o rei de todo o povo. Deus do raio e do trovão, dono do fogo, foi um grande rei que unificou todo um povo. Foi ele quem criou o culto de Egungun, sendo ele o único Orixá que exerce poder sobre os mortos. Xangô é a roupa da morte, por este motivo não deve faltar nos Egbòs de Ikù e Egun, o vermelho que lhe pertence. Ao se manifestar nos Candomblés, não deve faltar em sua vestimenta uma espécie de saieta, com cores variadas e fortes, que representam as vestes dos Eguns. Xangô era forte, valente, destemido e justo. Era temido, e ao mesmo tempo adorado. Comportou se em algumas vezes como tirano, devido a sua ânsia de poder, chegando até mesmo a destronar seu próprio irmão, para satisfazer seu desejo. Filho de Yamasse( Torosi ) e de Oraniã, foi o regente mais poderoso do povo. Ele também tem uma ligação muito forte com as árvores e a natureza, vindo daí os objetos que ele mais aprecia, o pilão e a gamela, sendo que o pilão de Xangô deve ter duas bocas, que representa a livre passagem entre os mundos, sendo Xangô um ancestral( Egungun ).  Da natureza, ele conseguiu profundos conhecimentos e poderes de feitiçaria, que somente eram usados quando necessários. Tem também uma forte ligação com Oxumaré, considerando ele como seu fiel escudeiro.

 

Xangô é cultuado no Brasil, sob 12( doze ) qualidades. Vale salientar , que muitos seguem cegamente as ditas qualidades de Xangô da Bahia , e não é bem  assim por exemplo Airá é um outro  Orixá que não se dá com Xangô , e  não deve ser cultuado da mesma forma. As qualidades de Xangô são essas:

- Obá Afonjá Àfonjá, o Bale (governante)da cidade de Ìlorin. Àfonjá era também  Are-Ona-Kaka-n-fo, quer  dizer  líder  do exército  provincial do  império.  Àfonjá descendia, por parte de mãe, de uma das famílias reais de Oyo.

- Obá Kosso - Nesse momento , Xangô , casa-se  com Obá e funda a cidade de Kosso, nos arredores de Oyò , tornando-se seu Rei.

- Obá Lubê - Nesse  momento , Xangô ,  destrona  seu  irmão Dadà Ajakà  ,  e assume o trono  de  Oyò . Época  de  grande espansão do império de Oyò .

- Obá Irù ou Barù - Nesse momento , Xangô chega ao apogeu  do império, cria o culto de Egungun , grande expansão, é o senhor dos ráios e do fogo em todas as suas  formas . Ele acaba por destroir a capital do Reino com os ráios numa crise de cólera, e depois arrependido , se suicida , adentrando na terra da mesma forma que Ogun.

- Obá Ajakà - Também entitulado Bayaniym," O pai me escolheu ", que faz referência a ele por ser o filho mais velho de Oraniã, e ter por direito que assumir o trono, irmão mais velho de Xangô.

- Obá Arainã - Personificação do fogo, o magma do centro da terra.

- Obá Aganjù - Ele representa tudo que é explosivo, que não tem controle, ele é a personificação dos Vulcões.

- Obá Orungã.

- Ogodô - Tio de Xangô, por parte materna, rege os trovões e as formações rochosas e pedreiras.

- Jakutà ou Djakutà - Esse Orixá, é a representação da justiça e da ira de Olorun, míticamente Xangô foi iniciado para este Orixá, é muito explosivo e justiceiro.

Obá Oraniã

- Olookê - Orixá dono das montanha, em algumas lendas é um dos filho de Oraniã, foi casado com Yemanjá.

Os seis OBÀS da direita são :

- OBÀ ABI ODUN

- OBÀ YIRÈ

- OBÀ AROLU

- OBÀ TELÀ

- OBÀ OTOPI

- OBÀ KANKUNFÒ

Os seis OBÀS da esquerda são :

- OBÀ ONOXOKUN

- OBÀ ARESSA

- OBÀ ELERIN

- OBÀ ONIKOIN

- OBÀ OLUBON

- OBÀ XORUN


ORÌKÌ NGÓ
ngó olukoso
Baalé ori Oya.
Má báa mi já.
N’o sí nínu wón.
A bitamóra bí ahere,
Ó bonibode se pínpin n’pin
Má fi osé re na mi.
N’ò sí nínu won, ba mi Segun awon ota mi.
ngó o bóniyan j’iyan igángán pomo ré síloro,
Aní séré Ogun léiinjú
A kógboona - kálúú.
Má ba mi já .
N’o sí nímú won. Omó oworan ti won ku lose,
A bi gbogbo ara wa sígásígá.
ngó a fà wón ya bi agbádo oojó.
O gbóná ó ju na ló.
TRADUÇÃO
Xangô é o deus que não se enforcou.
Homem, marido de Oyá.
Não brigue comigo!
Não faço parte deles!
Aquele cujo guarda-roupas é grande
Como uma casa de fazenda.
Ele que divide os impostos com quem os recolhe.
Não faço parte deles!
Ajude-me a vencer os meus inimigos.
Xangô que come o inhame espinhoso com quem o preparou
E deixou seu filho sem proteção.
Que tem olhar de guerreiro.
Ele causa problemas na cidade.
Não brigue comigo!
Eu não faço parte deles.
Homem forte que espanta a morte com o seu machado.
Xangô com o corpo todo trêmulo.
Xangô que rasga como quem abre a palha do milho fresco.
Ele é quente. Muito mais quente que o fogo.