oya
Íyànsán
Iansã é um Orixá feminino muito famoso no Brasil. Iansã costuma ser saudada após os raios e trovões (propriedades de Xangô assim como as tepestades), mas principalmente porque Iansã é uma das mais apaixonadas amantes de Xangô, e o senhor da justiça não atingiria com os raios quem se lembrasse do nome da amada. Ao mesmo tempo, ela é a senhora do vento precedendo, Xangô a tempestade. Nas cerimônias do Candomblé, Iansã, ela surge quando incorporada a seus filhos, como autêntica guerreira, brandindo sua espada, e ao mesmo tempo feliz. Ela sabe amar, e gosta de mostrar seu amor e sua alegria contagiantes da mesma forma desmedida.
Yansan e Xangô vieram juntos ao mundo, um pertence ao outro.
Eles morrerão no mesmo dia, Yansan era linda, ela encantava todos os homens
Nem Odulecê, seu pai de criação foi capaz de resistir a seus encantos
Um dia, quando Yansan era ainda muito jovem, Odulecê tentou possuí-la à força
Mas Yansan era mulher forte, mulher leopardo que come pimenta pela manhã
E conseguiu se desvencilhar de Odulecê, desesperada, Yansan tentava fugir de Odulecê que a perseguia
Por mais que corresse, não conseguia escapar de seu pai,no desespero, seus poderes sobrenaturais afloraram
Ela se transformou em pedra, depois virou madeira, e então, um cacho de dendê
Mas nada conseguia deter Odulecê sem mais esperanças, Yansan retornou a seu estado primitivo de búfalo
Odulecê assustado foi finalmente afugentado, abandonada, Yansan peregrinou solitária pelo mundo.

Xangô gostava de ver o trabalho de seu irmão Ogum na forja e um dia foi visitá-lo
Nessa ocasião, encontrou o olhar de Yansan pousado sobre ele
Yansan ficou fascinada com o porte e a nobreza do irmão de seu marido
E Xangô também não era imune aos encantos da cunhada
O ardiloso Xangô, imediatamente, elaborou um plano para se apoderar de Yansan
Se fez de doente para poder pousar na casa do irmão
Ogum, preocupado com Xangô,
Pediu a Yansan que preparasse seu prato predileto, o amalá
Que sem dúvida saciaria sua fome e o curaria
Sem que o irmão visse, Xangô pediu a Yansan que colocasse um igrediente secreto em seu amalá e que dele não provasse de maneira nenhuma
A proibição atiçou a curiosidade de Yansan que não resistiu e dele provou!!
Xangô contava com a transgressão de Yansan
Que sentia labaredas de fogo dentro de si
Foi quando Xangô surpreendeu Yansan,
Então completamente entregue e vulnerável a seus atributos
Ouvindo o irmão que se aproximava, Xangô fugiu
Ogum, viu as labaredas de fogo que brotavam da boca de sua mulher
E logo entendeu todo o plano de Xangô
Resolveu castigar o irmão e convocou outros homens que o invejavam
Eles planejaram o ataque a Xangô na festa de Takua Tulempe
Na festa de Takua Tulempe, os olhares de todas as mulheres pousavam sobre o impassível Xangô, indiferente a todas
Xangô, que sempre cozinhou o inhame com o vento de suas narinas, apagou-se
Xangô que outrora teria bebido o sangue do inimigo, não ofereceu resistência a ataque dos homens de Ogum
Tão preso ele estava à imagem de seu amor, Yansan.
Xangô foi jogado em um calabouço, para que as mulheres de Takua Tulempe fossem privadas de sua imagem e para que seus maridos ficassem tranquilos
Mas Xangô possuía a gamela que tudo vê
Foi através dela que avisou Yansan que estava preso
Yansan partiu para Takua Tulempe para libertar seu amado
Xangô, orixá dos relâmpagos e trovões, jogou muitos raios aos céus para guiar Yansan
Vendo os raios de Xangô, Yansan teve a certeza de estar no caminho certo.
Yansan, orixá dos ventos e tempestades, chegou montada em um redemoinho
Com os Yansan derrotou os guardiães da prisão, libertando Xangô
Montados em um furacão, os dois fogem para longe de Takua Tulempe e de Irá
Yansan havia sido aconselhada a prosseguir sua jornada ao lado do novo companheiro Xangô
Enquanto o amasse, nunca deveria retornar a sua terra natal Irá onde viviam seu filhos.
Mas Yansan não suportou a distância. Resolveu voltar a Irá para rever seus filhos
Yansan reviu seus filhos, ela arrancou seus chifres de búfalo e os deu de presente a eles
Sempre que precisassem da mãe, bastaria bater um chifre no outro e ela apareceria
Mas por ter voltado, Yansan nunca mais vera Xangô, a triste notícia chegou a seus ouvidos em Irá
Xangô havia se matado em sua ausência.
Yansan sentiu infinita tristeza e chorou, e não parou. E foi assim, que em eterno choro, a própria Yansan virou água e transformou-se no rio Odo-Oyá, que escorre e alimenta seus nove afluentes, como se alimentasse seus nove filhos.
Apesar de dominar o vento, Yansan originou-se na água, assim como as outras Yabás que possuem o poder da procriação e da fertilidade.
Yansan ainda sopra a brisa que com sua doçura espalha a criação, fazendo voar as sementes que irão germinar na terra e fazer brotar uma nova vida.

Qualidades de Oyà
Foi a única mulher de Sango que o acompanhou em sua fuga para a terra de Tapa, mas se desencorajou em Ira, sua cidade natal, onde, de acordo com o ditado "Oyà wole ni ile Ira, Sango wole ni Koso" (Oyà entrou na terra na casa de Ira, Sango entrou em Koso), ela suicidou-se ao receber a noticia da morte de Sango. Oya tornou-se a divindade do Rio Níger. Os tornados e Ventavais são as marcas de seu descontentamento
Oyà Biniká
Oyà Seno
Oyà Abomi
Oyà Gunán
Oyà Bagán
Oyà Onìrá
Oyà Kodun
Oyà Maganbelle
Oyà Yapopo
Oyà Onisoni
Oyà Bagbure
Oyà Tope
Oyà Filiaba
Oyà Semi
Oyà Sinsirá
Oyà Sire
Oyà Egunità
Oyà Ygbale - Na realidade não existem, seriam, essas Oyàs ligadas ao culto dos mortos, quando dançam parecem guiar as almas errantes com seus braços.Elas se subdividiriam em nove qualidades:
Oyà Funán
Oyà Fure
Oyà Guere
Oyà Toningbe
Oyà Fakarebo
Oyà De
Oyà Min
Oyà Lario
Oyà Adagangbará