oxossi
31/05/2011 00:19
Oxóssi
Também filho de Iemanjá, é irmão de Ogum e de Exú. A grande importância da presença deste Orixá se refere a vários
fatores: primeiro, como Ogum, ele também é um desbravador de caminhos, pois como caçador, adentra mata afora, abrindo caminhos pelas floresta em busca da caça. Com isso, vai levando o progresso pôr onde passa, deixando o local pronto até mesmo para moradia. Segundo, pôr ser o orixá da caça, assegura o alimento tão primordial para a sobrevivência da espécie humana. Terceiro, ele também protege os outros caçadores, assegurando que retornem para sua família ou seu povo, sempre levando o alimento. E, quarto, pelo fato de adentrar a mata sozinho procura nela sempre seu próprio remédio e sua própria alimentação. Como caçador, também protege o local aonde caça, para evitar desperdícios ou caça desnecessária. Estes são alguns dos motivos da importância deste Orixá, e porque motivo é o Rei da Nação. Sua coragem e o fato de assegurar a sobrevivência faz com que a evolução continue, pois ele está relacionado à terra.
OXOSSI
Pa kó torí san gbo dídé,( ajá in pa igbó)
Fisga, mata e arrasta ferozmente sua presa,( o cão morto na floresta)
Odé arólé o
Ele é caçador herdeiro
Arólé o oni sa gbo olówo
Hoje o herdeiro exibe sua riqueza
Ode arólé o nkú lode.
Ele é o caçador herdeiro que tem o poder de atrair a caça para a morte.
Suas qualidades são:
-Akueran - O caçador, aquele que mata animal (a caça), é o que faz todo caçador.
-Arole - Caçador da floresta da morte não teme Ikù nem Egun, é feiticeiro foi ele quem criou o pó de nome Arole que tem a capacidade de espantar Egun e a Morte.
-Karele -
-Danadana - Literalmente, o caçador acendeu o fogo; quando termina a sua caçada ele acende o fogo para cozinhá-la e preparar sua refeição.
-Figbole
-Gendepe
-Igbo
-Erínlè - É também um outro Orixá ode, tópico específico abaixo.
-Layla -
-Ofaberan
-Isewe - É conhecido como o caçador de borboletas, foi companheiro d Osányìn.
-Onipapú
-Onicule
-Otin - Orixá da caça, companheira de Odé, vive no mato em sua companhia, esta yabá é pouco cultuada no Brasil se alimenta de todo tipo de caça, porém seu alimento preferido é a carne de porco.
-Berunjá
-Wara
-Iysanbò
-Bayrá
Fisga, mata e arrasta ferozmente sua presa,( o cão morto na floresta)
Odé arólé o
Ele é caçador herdeiro
Arólé o oni sa gbo olówo
Hoje o herdeiro exibe sua riqueza
Ode arólé o nkú lode.
Ele é o caçador herdeiro que tem o poder de atrair a caça para a morte.
Suas qualidades são:
-Akueran - O caçador, aquele que mata animal (a caça), é o que faz todo caçador.
-Arole - Caçador da floresta da morte não teme Ikù nem Egun, é feiticeiro foi ele quem criou o pó de nome Arole que tem a capacidade de espantar Egun e a Morte.
-Karele -
-Danadana - Literalmente, o caçador acendeu o fogo; quando termina a sua caçada ele acende o fogo para cozinhá-la e preparar sua refeição.
-Figbole
-Gendepe
-Igbo
-Erínlè - É também um outro Orixá ode, tópico específico abaixo.
-Layla -
-Ofaberan
-Isewe - É conhecido como o caçador de borboletas, foi companheiro d Osányìn.
-Onipapú
-Onicule
-Otin - Orixá da caça, companheira de Odé, vive no mato em sua companhia, esta yabá é pouco cultuada no Brasil se alimenta de todo tipo de caça, porém seu alimento preferido é a carne de porco.
-Berunjá
-Wara
-Iysanbò
-Bayrá
Odè Erínlè
Erínlè ou Ibualama
O culto de Erínlè está centrado ao redor do rio Erínlè. Tido como filho de Ainá, Erínlè é considerado por muitos
Não é incomum para os sacerdotes de Erínlè carregarem um cajado semelhante ao que carregam os sacerdotes de Osányìn e de Ifà devido a importância deles como curandeiros medicinais.
Há muitas variações no nome pelo qual Erínlè é conhecido. Assim, ele é comumente conhecido como Erínlè dentro de Egbado, Erínlè em Ílobùú, Erínlè em Okuku. Em Cuba e Trinidad ele é conhecido como Erínlè Ajàjà. Ajàjà é um título honorífico que significa " Ele que come cachorro ".
No Brasil, no Candomblé de Ketu, ele é conhecido como Inlè e Oxossi Ibualama.
Erínlè é considerado por alguns como uma divindade hermafrodita, mas ele é no geral adorado como uma deidade masculina, o pai de Logun Edé. Erínlè é um Orixá das águas e das matas, mora nas matas com seus Osányìn, Ogùn e Osòósì e nas águas com Yemanjá, Otin e Osún. Mas a residência correta deste Orixá é no encontro das águas do rios com as do mar.
Na tradição Lukumi, Erínlè é acompanhado por Ibojuto e Abátàn( pântano) é a divindade da baixada. Abátàn normalmente é considerada como a companheira de Erínlè. Quando Erínlè é assentado ela também é assentada. Come com Erínlè e participa de todos as suas oferendas. Ela é sua contraparte feminina, duas divindades que se unem como um, embora sejam distintos eles funcionam juntos como um. Há um equilíbrio, dando uma visão instantânea do caráter de Erínlè, uma mistura perfeita das energias masculinas e femininas.
Além disson na tradição Lukumi, considera-se que a familia de Erínlè se compõe de: Abátàn( sua esposa), Boyuto( guardião de Erínlè e Abátàn), Otin( filha de Erínlè com Abátàn), Asipelu( ajudante de Erínlè), Logun Edé( filho de ErínlÈ com Osùn) e Asao( duplo Erínlè).
O awo-ota-Erínlè, é o nome dos recipientes usados dentro do culto de Erínlè. Sopeiras ou potes fechados que guardam pedras e água são predominantemente associados com divindades femininas.
Quando a possessão acontece, Erínlè dança com o Ópà Óréré( cajado com o pássaro de ferro, semelhante ao de Osányìn) representando sua importância como curandeiro e conhecedor do poder das folhas.
O awo-ota-Erínlè, é o nome dos recipientes usados dentro do culto de Erínlè. Sopeiras ou potes fechados que guardam pedras e água são predominantemente associados com divindades femininas.
Quando a possessão acontece, Erínlè dança com o Ópà Óréré( cajado com o pássaro de ferro, semelhante ao de Osányìn) representando sua importância como curandeiro e conhecedor do poder das folhas.
Adurà Erínlè
Àwá ti Erínlè fi sodi o
Nós cultuamos Erínlè dentro de nossa fortaleza,
o Àwá ti Erínlè fi sodi
Nós cultuamos Erínlè dentro de nossa fortaleza,
o Ogun ò jà jà
A guerra não pode nos atacar,
Kógun ó jà¹loòbú
A guerra não pode nos atacar e afetar Loòbú.
Àwá ti Erínlè fi sodi
Nós cultuamos Erínlè dentro de nossa fortaleza